sábado, 29 de maio de 2010

Deficiência intelectual


Em agosto de 2006, durante a Convenção Internacional de Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), ficou definido que a nomenclatura mais adequada para referir-se às pessoas com a chamada deficiência mental na verdade é deficiência intelectual.


Essa deficiência não é considerada uma doença ou um transtorno psiquiátrico, e sim um prejuízo das unções cognitivas causado por um ou mais fatores que acompanham o desenvolvimento do cérebro. As deficiências intelectuais podem variar de leve à grave, o que diferencia muito a intervenção que deve acontecer por parte do educador com esse aluno.

As causas internas se concentram em fatores genéticos - síndrome de Down; metabólicas - fenilcetonúria; ou ser causadas por danos cerebrais graves - acidentes com armas de fogo ou aparecimentos de tumores.


As causas externas se dividem em quatro fatores:

Pré-natais (antes do nascimento) - desnutrição materna, precariedade na assistência à gestante, alcoolismo, uso de drogas e cigarros pela gestante, efeitos de medicamentos proibidos, poluição ambiental infecções e intoxicações (rubéola, sifilis, radiações); Perinatais (do nascimento até um mês de vida) - falta de assistência ou trauma no parto, prematuridade ou baixo peso do bebê, incompatibilidade do Rh do bebê, falta de cuidados básicos com o bebê; Pós-natais (após o primeiro mês de vida) - traumatismo craniano (quedas), desnutrição, desidratação, intoxicação; Ambientais - ausência de estimulação no ambiente, por exemplo, empobrecimento nas relações afetivas.


OBS.: O MEC considera "pessoas com funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos 18 anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer; trabalho".
Fonte:Revista Ciranda da Inclusão, n0 3 - 2010.

3 comentários:

  1. eu achei muito interessante essa doenças e eu conheço bem um ex vizinho que tinha essa mesma doença mais nunca ninguém sabia o que ele tinha afinal das contas mais é muito importante ver que essas pessoas conseguem superar todas essas dificuldades é incrível como uma pessoa pode ja nascer com este tipo de doença e conseguir superar achei bastante interessante mesmo!!!!!!.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua iniciativa , o assunto e interessante e faz que agente pense mas nessas pessoa mesmo ela ou eles sendo portadora de deficiência pode ser uma boa pessoa ou talvez um grande amigo .
    Mas mesmo com essa força a maioria das ruas não são adaptadas a essas pessoas isso temos que protestar.
    A maioria da população brasileira e preconceituosa com essas pessoas . isso e errado vai que um dia seu filho nasce assim especial como essa pessoas que são preconceituosas.

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse tema pois existem muitos casos sobre esse temas que passam por despercebidos todos os dias em escolas por falta de atenção e proficionalismo de professores e principalmente da propria familia que pode tambem estar observando a criança nas suas tarefas de casa e naos suas brincadeiras a nossa maior ferramenta e o corpo se vc observar criança ou uma pessoa vc vai ver como ela age exatamente entao futuros professores sejam mais atentos a isso!!paciencia e se prescisar explique varias vezes

    ResponderExcluir