sábado, 29 de maio de 2010

Síndrome de Down

A síndrome de Down foi descoberto em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características desta síndrome, que acabou por ser batizado com o seu nome. Ele descobriu que a causa da síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a síndrome.Foi identificada pela primeira vez pelo geneticista francês Jérôme Lejeune em 1958. O Dr. Lejeune dedicou a sua vida à pesquisa genética visando melhorar a qualidade de vida dos portadores da Trissomia do cromossoma 21.
Desde então campanhas têm sido realizadas para a divulgação do nome síndrome de Down ou Trissomia 21.

É a mais comuns das deficiências intelectuais. É normalmente o resultado de uma cópia extra do cromossomo 21, assim, onde deveria haver dois, há três cromossomos. Portanto, é chamada de Trissomia 21 e provoca no organismo um excesso de 329 genes por célula. A síndrome de Down é considerada um acidente genético.

Educação inclusiva para crianças com T21

A Escola comum, de carater geral (publica ou privada) que deverá ser escolhida pelos pais, e pelos Terapeutas dos seus filhos.
A última decisão deverá ser sempre a dos pais, na nossa legislação atual assegura que uma pessoa com necessidades especiais tem os mesmos direitos que os demais. Não importando a raça, credo ou religião.Tendo todos os mesmos direitos perante a lei Todos os estabelecimentos de ensino são obrigados a matricular todas as pessoas portadoras de necessidades especiais, caso não o façam podem sofrer as consequências legais.






Fonte: Revista Ciranda da Inclusão. N0 3. 2010.



15 comentários:

  1. Muito interessante!
    Hoje em dia, muitos portadores da Síndrome de Down sofrem preconceito. Precisamos nos conscientizar, que apesar das diferenças, devemos nos tratar com os mesmos direitos!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante. Acho que a síndrome do down não é mais um problema para a população, pois esta cada vez mais normal uma pessoa com a síndrome de down fazer coisas que pessoas "normais" deixam de fazer no seu dia-a-dia, como: praticar esportes, trabalhar, ter filhos, etc.

    ass: Luanna Guimarães!

    ResponderExcluir
  3. Conheço algumas pessoas que são portadoras de síndrome de down. E já presenciei algumas cenas de proconceito. Em que as pessoas as olharam como se houvesse alguma diferença entre elas, como se, por serem portadoras da síndrome, são piores ou diferente de nós.

    ResponderExcluir
  4. Meu primo é portador de síndrome de down... ele vai completar 5 anos dia 2 de julho, ele não fala nada e tem uma força muito grande, minha tia fica cansada de cuidar dele pois ele não para um minuto... Ele a pesar de tudo é lindo carinhoso com todos, é um amor. E confio em Deus e sei q ele vai ter uma vida como a de todos a pesar de tudo!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é as pessoas ainda não tem noção de como os Downs são maravilhosos, ja trabalhei com down, e tinha alunos que trabalham em fabricas no setor de RH e manutenção. Vamos mudar nossa mente.

    ResponderExcluir
  6. acho que as pessoas acusam muito as pessoas que tem sindrome de down , eu acho que essas pessoas tem os mesmos direitos que a gente . E ainda por isso tem algumas pessoas que chegam e falam : que menino feio ! eu acho isso ridículo , a pessoa se sente ofendida , elas são como a gente. pessoas vivem dizendo que isso é um problema que a gente não deve chegar perto , mais é alcontrário , a gente tem que ajudar e não falar mau delas.

    ResponderExcluir
  7. Isso e muito legal!Conheço pessoas com a síndrome de Down e elas sao normais mas tem pessosas que tem preconceito e eu acho isso muito ridiculo pois eles sao como todos nos nem melhores nem piores...

    ResponderExcluir
  8. As Pessoas Com Down Hj Em Dia Sao Descriminadas Pelo Fato Dos Outros Acharem Q N Sao Perfeitos, Mas Na Verdade Eles Sao Iguais A Todo Mundo.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante pois hoje ainda são discriminadas as pessoas com síndrome de down e é sempre muito bom explicar o problema para que as pessoas entendam melhor e discriminem menos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Lucas (quem sou eu ?) ! rs
    Achei muito interessante essa postagem !
    As pessoas nos dias de hoje que se consideram "normais" descriminam mt as pessoas que elas nao consideram "normais" .
    Pesquisas mostram que grande parte da população de hoje descriminam essa pessoas que nao acham "normais" podemos perceber no nosso dia - dia exemplos como : "seu preto" , "Barrigudo", "perneta" e etc...
    Minha opinião é que se as pessoas respeitassem mais as outras teríamos um Mundo melhor para TODOS nós ! E principalmente para aqueles que têm essas deficiencias que são as "vítimas" desse preconceito ...

    ResponderExcluir
  11. Os portadores de Down já deram um grande passo, na minha opinião não vejo tanto pré-conceito. Se desde pequeno forem tratados como pessoas normais terão uma vida quase norma, mais alertando que precisam de um cuidado extra. O qua as vezes acontece e que as pessoas se assustam com certas reações, mais nada que uma criança não possa sentir. E hoje muitos deles trabalham e tem uma vida quase que independente.

    ResponderExcluir
  12. Os portodores de dow são muitos amorosos e inteligentes é legal que não fassam diferença pois eles são seres humanos e merecem ter uma atenção dobrada !!!

    ResponderExcluir
  13. Achei muito interessante. Acho que a síndrome do down não é mais um problema para a população, pois esta cada vez mais normal uma pessoa com a síndrome de down fazer coisas que pessoas "normais" deixam de fazer no seu dia-a-dia, como: praticar esportes, trabalhar, ter filhos, etc.

    ResponderExcluir
  14. Já foram feitas várias campanhas de conscientização mostrando que os portadores da síndrome são pessoas inteligentes, normais e que tem direitos como qualquer outra, porém infelizmente ainda é muito comum o preconceito com portadores de síndrome de down.

    ResponderExcluir
  15. O preconceito continua sendo a maior barreira para que o portador de Down, possa ser incluído de uma vez por todas na sociedade de uma forma normal, sem aquele olhar de desconfiança, aquele "medo" de delegar certas responsabilidades a tal. Já cansamos de ver pessoas com Down que levam uma vida normal, casamento, filho, emprego, etc. Tá na hora de acordar né.

    ResponderExcluir