quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROEFA

O que é?
Todo semestre, desde 1988, nós desenvolvemos currículos de educação física adaptada para grupos de indivíduos com deficiências das instituições locais de Rio Claro, interior de SP.
O objetivo do PROEFA é desenvolver e adaptar atividades, em grupo ou individualizada, que incluem habilidades motoras básicas, aptidão física, habilidades da vida diária, competências em relacionamentos sociais. O PROEFA é uma oportunidade de desenvolvimento e reeducação motora através de atividades de desenvolvimento (básicas), recreativas, jogos, expressão corporal e danças, e atividades esportivas (ou pré-desportivas).

Objetivos específicos:
aperfeiçoar ou recuperar padrões de movimentos globais (locomoção, manipulação e postura), noções espaço-temporais e capacidade de orientação ligados tanto às atividades de vida diária como atividades de lazer ou esporte;
ampliar o repertório de habilidades motoras;
desenvolver aptidão ou capacidade física;
participar de maneira construtiva em atividades em grupos de forma a melhorar relacionamentos sociais e a própria capacidade de expressão e comunicação;
aprender a se divertir em atividades físicas;
desenvolver a imagem corporal, esquema corporal e a percepção de si e suas possibilidades em relação à objetos e às pessoas;
desenvolver competência social e adequação comportamental/emocional de modo a respeitar os direitos, limites ou capacidades/habilidades envolvendo outras pessoas e a si próprio.


Os objetivos do PROEFA com relação aos participantes sem deficiências;
Para os participantes estudantes de 1o. grau: conhecimento sobre integração, desenvolvimento de postura crítica sobre diversidade e direitos humanos; conhecimentos técnicos sobre manejo e noções básicas de desenvolvimento humano (principalmente da criança).
Para os estudantes universitários: melhora no desempenho acadêmico na área (melhores pontuações nas avaliações das disciplinas da área); competência profissional, desenvolvimento de postura crítica sobre diversidade e direitos humanos, independência e criatividade no planejamento de aulas e programas na área, desenvolvimento de habilidades no gerenciamento de ambientes inclusivos.
Tornar-se um ambiente de discussão crítica com alunos, estagiários, pais e professores da escola. Ainda, demonstrar para comunidade geral que o convívio com grupos tradicionalmente segregados é uma oportunidade preciosa de vivenciar a diversidade humana.

E o que mais?
O PROEFA serve também como:
laboratório de pesquisa e aprendizagem para alunos da graduação em educação física;
laboratório para desenvolver técnicas e métodos específicos para a inclusão de pessoas com deficiência na atividade física regular com alunos não-deficientes desenvolvendo monitoria junto com os professores (estagiários universitários) do programa,
oportunidade para atender estágios obrigatórios e voluntários vinculados às disciplinas de educação física adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário