terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Menino e o Cão

Um menino entra na loja de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda. - Entre R$30,OO e R$50,OO, responde o dono. O menino puxou uns trocadinhos do bolso e disse: - Mas, eu só tenho 3 reais ... Poderia ver os filhotes? O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível.. - O que é que há com ele? O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, mancaria e andaria devagar para sempre ... O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar: - Esse é o cachorrinho que eu quero comprar! O dono da loja respondeu: - Não, você não vai querer comprar esse! Se quiser realmente ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme para o dono da loja e falou: - Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade eu lhe dou 3 reais agora e 1 real por mês, até completar o preço total. Surpreso, o dono da loja contestou: - Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos. O menino ficou muito sério, abaixou-se e ergueu lentamente a perna esquerda da calça, deixando à mostra a prótese que usava para andar ... Olhou bem para o dono da loja e respondeu... - Veja não tenho uma perna ... Eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso ...

Este ano a Creche Escola Aquarelando adotou como proposta pedagógica o estudo sobre pessoas com deficiência e baixa mobilidade.


Texto sugerido pela equipe pedagógica da Creche Escola Aquarelando.

45 comentários:

  1. Obrigada pelo prestígio,confiança e carinho com o nosso trabalho!!!Abraços
    Equipe Aquarelando (Profª Flávia)

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  2. Este texto não é apenas uma estória ou história e sim uma lição de vida. A idéia passada têm muitos pontos de vista e em todos eles aprendemos a observar melhor nossa forma de pensar... Hoje o preconceito é uma das principais barreiras pela qual o deficiente passa e tem que superar, e ainda, mostrar para todos que ele é tão capaz quanto qualquer outro.
    (Rodrigo Branco T:20151I/2010)

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  3. Através desta ilustração, abrimos os nossos olhos para a realidade. Ainda existe um grande preconceito para com as pessoas que são portadoras de alguma deficiência. Da mesma forma que ilustrou o autor boa parte da nossa sociedade é como o vendedor da loja, que atribui ao portador de deficiência uma certa inferioridade, o que sabemos que não é verdade, pois mesmo com deficiência a pessoa pode ter uma vida normal e fazer tudo que desejar..basta ela querer!!

    (Danielle Thompson turma 20151I/2010)

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  4. Infelizmente ainda existem pessoas como este vendedor, como relata o texto.
    Pessoas que tratam os deficientes como pessoas inferiores, mas temos que perceber que são pessoas muito especiais, elas consegue superar as suas dificuldades e viver uma vida normal e age igual o menino ajudando e apoiando uns aos outro enquanto a maioria das pessoas normais só pensa em si mesma.
    Temos que nos atentarmos para este texto que e a pura realidade e cada um fazer a sua parte como esta fazendo a Aquarelando.

    (Anderson Teixeira turma 20151/2010)

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  5. O texto relata a dificuldade que o ser humano possui de lidar com as diferenças, vale ressaltar portanto, que essas diferenças não podem ser ignoradas, não podemos levantar a bandeira da hipocrisia e afirmar que o deficiente físico hoje pode levar uma vida normal, as ruas, as instituições públicas e privadas nem sempre estão aptas para atender as necessidades dos mesmos.
    Com relação a isso, aproveito a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Projeto Praia para Todos, que muito contribui para a socialização e reabilitação de portadores de deficiência física.E é essa exatamente a luta dessa classe tão batalhadora e tão discriminada, que conta com iniciativas como a da Creche e Escola Aquarelando,por exemplo, que visa introduzir a deficiência física no cotidiano de crianças ,que na maioria das vezes não são portadoras de nenhuma deficiência, a fim de ensiná-las a entender e aceitar as limitações dessas pessoas, até mesmo porque todos temos as nossas.

    Monique Mallet(Turma 20151I/2010)

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  6. Que bom seria se todos tivessem a mentalidade do menino citado no texto, que não tivessem preconceito para com as pessoas deficientes e até mesmo com os animais.
    Na maioria das vezes, as pessoas agem como o vendedor, querem ajudar, se penalizam com a situação, se mostram sensibilizados, mas os tratam como pessoas limitadas e acabam até mesmo fazendo com que as pessoas desistam dos deficientes, como ele fez com o cãozinho, sobressaltando somente as dificuldades que serão enfrentadas,sem considerar o fato de que esse animal, por causa de suas limitações, provavelmente será um cão mais carinhoso e dócil que os demais.
    Adriana Pereira Turma 20151I/2010)

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  7. O texto é de forma interessante e de fácil compreensão, uma lição, a moral da história faz com que pensemos nos julgamentos que, mesmo sem querer, fazemos, se nos colocássemos no lugar do menino, não ir[íamos fazer a mesma escolha. Gostei também pelo fato de ser um texto que para as crianças fará sentido mais fácil, de entendimento mais fácil.

    > Hellen de Carvalho Silva - Turma: 20151I/2010

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  8. O preconceito existe e está presente no nosso dia-a-dia. O texto revela esse fato e mostra também a solidariedade das pessoas que vivem com problemas idênticos -, solidariedade essa que deveria ser de todos. Acho que as campanhas de publicitárias em prol dos deficientes poderiam informar melhor à população sobre a necessidade da ajuda mútua.
    Todos nós, podemos, de alguma forma, ser um dia vítimas.
    VIVIANE MARINS - TURMA:20151I/2010

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  9. rodrigo

    o texto acima demonstra todo o preconceito que ainda existe em torno das pessoas especiais. Mostra que ainda vêem o deficiente como uma pessoa inferior, incapaz de realizar algumas tarefas, quando ao realizarem essas tarefas são até melhores do que muitas pessoas ditas "normais". O texto nos faz refletir sobre limitações de cada um, até porque todos nós somos limitados.

    Rodrigo pimentel vieira -turma 20151I / 2010

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. As pessoas que dizem não ser preconceituosa, sempre terão a impressão de maneira estranha quando ver algo diferente. De forma que aconteceu com o dono, mas o menino mostrou que devido à deficiência do cachorrinho e a sua, as pessoas precisam aprender e simplesmete dar oportunidade dessa impressão mudar, ou seja, aprender a valorizar e respeitar as pessoas e os animais seja com deficiência ou não.

    Julio Cesar - turma 20151I/2010

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  12. Nós, seres humanos somos preconceituosos por natureza, seja preconceito social, racial, estético ou etc... Infelizmente não estamos preparados para o novo. E este texto nos mostra as barreiras e desafios que um deficiente enfrenta no dia a dia... o cãozinho foi preterido por ser manco, e os deficientes a todo instante são preteridos por todos os motivos possíveis. Ao invés desse preconceito velado, deveriam ter mais iniciativas que melhorassem o acesso dos deficientes em todos os orgãos de nossa cidade e deveria existir também um trabalho de conscientização. A Creche Escola Aquarelando, adotou como proposta pedagógica o estudo sobre pessoas com deficiência e baixa mobilidade e no meu ver, foi uma ótima "tirada", pois as crianças são livres de preconceitos e se bem trabalhada essa questão da inclusão hoje, amanhã serão adultos mais conscientes e, se não livres, bem menos preconceituosos...

    Adriana Guimarães Geraldi. 20151I/2010

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  13. LEANDRO

    Esse texto prova com a nossa sociedade tem
    muito preconceito,so porque o cachorro tinha
    uma dificuldade para andar ele não pode ter uma vida feliz,se ele pensa desse jeito imagina com o ser humano, com base em uma reportagem e na novela da globo divulgando um projeto muito importante, sobre pessoas com limitações vazendo com que possam ir a praia e praticar esportes se não me engano o projeto fica na barra da tijuca,mas temos que respeitar as limitações de cada um, todos tem direitos iguas,so basta a sociedade deixar o preconceito de lado e ajudar para que possam conquistar os sonhos...

    Leandro Lima turma 20151I

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  14. Esse texto é muito interessante e eu ja conhecia. Esse menino ja deveria ter passado por muito preconceitos para agir assim. Se cada um de nos parace para pensar que poderiamos estar nessa situação tudo seria diferente. Acho que com um pouco mais de compreensão, amor ao proximo, poderiamos tentar construir um mundo melhor sem discriminação ao proximo e a si mesmo.

    Renata da Silva Lourenço turma:20151I

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  15. O texto o menino e o cão nós mostra as dificuldades de se viver com alguma deficiência fisica.
    Algumas pessoas descriminan sem saber que a deficiência fisica pode ser superadas através de adaptacões que possibilitem o ser humano a fazer com que sua deficiência não hà exclua da sociedade.
    Temos que encherga um deficiênte como uma pessoa normal dentro das suas limitações dando lhe oportunidade , ascecibilidade para que possa participar da sociedade em si.
    Eles precisam sim de uma atenção especial com ituito que possibilitemos uma vida normal dentro das suas limitações.
    Não exclua inclua, poossibilitem...


    FABIO AMORIM 070140212

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  16. Bom é um texto onde simplismente mostra que só as pessoas vivendo em tal situação, percebem tal dificuldade e tal preconceito, mostrando como é dificíl a vida com alguma deficiencia, sendo que já é dificíl sem; então não só como uma criança tendo deficiencia ou como um adulto com a mesma dificuldade, os preconceitos consegue mostra que o ser nunca se coloca no lugar do outro onde poderiamos passar por tal dificuldade e pecebemos o quanto é ruim ser rejeitados.
    A maior falta do ser humano é a compreenção um com outro e perceber que a qualquer momento ou em qualquer hora podemos tar em uma situação igual ou pior, compreender sim é ser racional.

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  17. O texto trata de uma realidade que, infelizmente, ainda existe nos dias de hoje, a discriminação. Que exclui da sociedade pessoas, consideradas por alguns, incapazes de ter uma vida normal devido a limitações físicas, mentais ou sociais.
    A Creche e Escola Aquarelando vem buscando dizimar entre seus alunos esse preconceito, porém encontra nos pais resistência ao trabalho realizado pela instituição.
    Todo o ano os alunos apadrinhavam crianças carentes e organizavam uma festa para a entrega dos presentes, mas alguns aps não compareciam, impedindo seus filhos de se conscientizarem da realidade de muitas crianças.
    O novo projeto da instituição visa englobar diferentes deficiências no cotidiano da sala de aula, utilizando para isso bonecos. Essa iniciativa possibilitará às crianças conhecerem a realidade de muitas pessoas e, consequentemente, a entender e lidar melhor com essa situação. Tornando-os, provavelmente, adultos mais conscientes e menos preconceituosos.

    Roberta Sardinha - Turma 20151I / 2010

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  18. Ao ler o texto, observei que ainda encontramos na sociedade pessoas que diferenciam o cidadão deficiente físico / mental, nós professores temos que ficar bem atentos com os nossos alunos para que essa desiqualdade não ocorra em nossa classe.
    Cabe lembrar que todos nós apresentamos limites pessoais.

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  19. As pessoas veem o deficiente em geral como um indivíduo excluído do mundo, pois,infelizmente o preconceito ainda existe.
    Mas ao meu ver os deficientes possuem habilidades que na maioria das vezes as pessoas sem deficiências nunca pensaram e possuir. Na verdade são muito mais corajosos e guerreiros, pois além de conviverem com seus medos também precisam aprender a driblar as barreiras que a sociedade impõe.

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  20. O que o deficiente físico necessita, não é de oportunidades doadas, e sim de igualdade. isso fica demostrado quando o menino quer pagar pelo o que queria e não apenas ganhar sem esforço algum.
    Precisamos ter essa igualdade bem clara em nossas vivências pedagógicas.

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  21. É importante saber que a deficiência não deve ser encarada com preconceito ou como uma doença, mas sim como um desafio, uma parte do corpo da pessoa que está deficiente. Desenvolver de forma que tenha motivação e oportunidades dentro de uma modalidade esportiva adaptada, para uma maior integração com a sociedade.

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  22. o texto expressa a dura realidade dos deficientes.. pouco valorizados e muitas vezes rejeitados pela sociedade.. entretanto devemos mudar esse quadro,adptando e principalmente compreendendo suas dificuldades de acessibilidade. Luiz daniel

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  23. o texto retrata a realidade vivida pelos deficientes e o preconceito vivido.A sociedade não esta preparada para lidar com as dificuldades encontradas pela classe especial.Temos que concientizar e ajudar a superar as a barreiaras encontradas.
    Gilcilei
    mat 080140282

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  24. Ainda existe muito preconceito por parte da sociedade no que diz respeito a convivencia com os portadores de deficiencia fisica. E no texto nao foi diferente, o menino foi discriminado de forma indelicada. Por isso temos que concientizar a populaçao.

    Ana paula da Costa. Matricula: 080140042

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  25. andrius disse...
    Universidade Salgado De Oliveira
    Prof Sergio Henrique
    Aluno:Andrius Galvão de Souza

    Baseado no texto "O Menino e o Cão,podemos
    observar um pouco da discriminação por parte
    do dono da loja,para ele o cão não serveria a ninguém,pois tinha uma deficiência em uma de suas pernas,mais ao observar o menino notou algo especial naquele cão e isso o entusiasmou
    ,ficando com o cão.
    O número de estudantes com algum tipo de necessidade especial cresce a cada ano na rede regular de ensino,essas crianças deve receber atendimento especializado complementar,de
    preferência dentro da escola ,mantê-las fora do ensino regular é considerado exclusão_crime,
    a qualidaede de educação é para todos.A inclusão faz parte de grande movimento pela
    melhoria do ensino.
    A inclusão não atende apenas as crianças
    com deficiência mas também as excluídas ou discriminadas.Quantas vezes na sala de aula,ao
    organizar trabalhos em grupo,a menina gordinha ou o menino negro foram isolados pelos colegas?e na aula de educação física,quantos foram
    ignorados por não serem jogadores exímos? A
    discriminação não ocorre apenas entre os estudantes muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de
    cada um,dentro de suas possibilidades."Esse
    padrão só gera sofrimento,pois a criança tenta atender às expectativas de uma escola que não
    valoriza seu potencial".
    Devemos formar uma escola inclusiva com
    seguintes sugestões:
    *Dividir as dúvidas com a coordenação e com os colegas quando receber uma criança com necessidades especiais.
    *Não reduzir o aluno à sua deficiência.Apesar de ter características peculiares,ele tem personalidade e carrega uma história e muitas experiências que o tornam único.
    *Trabalhar a diversidade_uma característica de todos ,e não só da criançacom deficiência- ao planejar as atividades.

    O importante é da meios para os estudantes fazerem parte do mundo.

    12 de março de 2010 11:17

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  26. As dificuldades existem e quanto a isso não há dúvidas, mas o que a maioria não entende, é que a superação começa dentro de nós mesmos! Esta história não evidencia somente o preconceito e a deficiência de um ser humano, mas sim a lição de vida que um pode dar ao outro que não consegue ou não sabe lidar com as limitações do próximo.
    Vitor Morelli
    Turma 20151/2010

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  27. Lidar com a deficiência não é apenas aceitar a sua exitência, é compreender as suas necessidades e as suas capacidades.
    O comportamento do homem é um exemplo claro do "pré-conceito" em torno do que não é possível, descartando o essencial que são as possibilidades. Afinal, um cão com dificuldades para andar e correr é capaz de muitas outras ações até mais relevantes para o desejo do menino.
    Os anseios do jovem deficiente estavam muito além do simples correr. A companhia, o carinho e a alegria faziam parte da sua busca e, talvez, apenas ele compreenderia verdadeiramente as dificuldades do cão e não as suas incapacidades.

    João Victor Gross de Souza Turma 20151 I

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  28. Este comentário foi removido pelo autor.

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  29. O texto demonstra a importancia do ser humano e que devemos respeitar as pessoas independentes das suas limitações e diferenças.Todos somos iguais perante a lei. Atualmente esta cada vez mais visível na sociedade movimentos, adaptações e várias outras coisas que auxiliam na inclução das pessoas portadoras de necessidades especiais. Isso tudo impulcinados pelos meio comunicação, principalmente a tv, porém acho que toda essa mobilização poderia ser espontânia principalmente por respeito ao proximo. Hj somos considerados "normais"(sem limitações) porém não sabemos o dia de amanhã, se pensassemos dessa forma tudo seria muito diferente...

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  30. O texto mostra a realidade, que so vem a dificuldade que nao passa pelo problema..o garoto nao qeria fazer com que o cachorro fosse o diferente so por ter um problema do mesmo jeito o menino nao quer que a sociedade o veja de forma diferente..
    Da mesma forma que o vendedor colocou varias justificativas para o menino nao levar o cachorrinho a sociedade faz isso com os nossos alunos especiais, colocam mil e um impecilhos para mostrar pra eles que eles nao podem, mas sempre teram uma forma ou uma resposta ou ate mesmo um ato para provar que para os especiais nao existe a palavra impossivel, tudo e possivel basta apenas querer...

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  31. O corpo é o principal meio que temos para entrar em contato com o mundo, e nos posicionarmos diante da sociedade. Para muitas pessoas uma deficiência significa uma exclusão, uma incapacidade de produzir e viver com autonomia e felicidade.
    Mas sabe-se hoje que uma limitação pode ser adptada e enfrentada possibilitando que pessoas com deficiência vivam "normalmente".
    O texto O Menino e o Cão nos mostra que ainda há muito preconceito em relação as pessoas deficientes, juldango-as inúteis.
    A Escola Creche Aquarelando visa levar para a sala de aula essa realidade, na tentaiva de conscientizar, pois perceberam que alguns pais mantém uma certa resintência sobre essa questão.

    Gabriella Brito Vieira de Oliveira
    Mat.: 080140272

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  32. ACHEI MUITO INTERESSANTE A FORMA QUE FOI ABORDADA A LIMITAÇÃO DO CÃO E DA CRIANÇA MOSTRANDO QUE A DEFICIENCIA NÃO O TORNA INFERIOR AS OUTRAS PESSOAS DITAS NORMAIS.

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  33. de acordo com o texto trata-se de um comentario sobre a deficiencia de um cão relacionado a um menino.o menino percebe que podera identificar no cão devido ao mesmo obter a mesma deficiencia por isso ele se espanta com o descaso do dono da loja.
    Cristiano de Souza Teixeira 090180442

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  34. O texto nos mostra que o cão e o menino estão deficientes, e o dono da loja desvalorizava o cão por esse motivo, quando deveria trata-lo normalmente, pois temos que trabalhar pela inclusão social. o menino mesmo utilizando uma protese andava normalmente, ao ponto do vendedor ser surpreendido ao menino falar. eles serão ótimos companheiros onde um entenderá a dificuldade do outro.
    otto rodrigues dos santos
    mat:080140132

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  35. Decidirmos quem tem menos ou mais valor, nos faz realmente deficientes como o vendedor da loja. Somos em totalidade iguais, por muitas vezez perfeitos físicamente falando, mas humanamente deficientes.

    Alexsandre Ribeiro
    Mat.:080140122

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  36. o texto relata o preconceito e a total desvalorização do cão devido a sua deficiencia e a revolta do menino deficiente diante daquela inaceitavel situação segundo seus conceitos pessoais.

    Fabio de souza pereira 080140172

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  37. É inadimissível que no século XXI ainda exista discriminação de pessoas portadoras de alguma deficiência.
    Em visita a Exposição de Arte Muito Especial no Centro Cultural Justiça Federal pude observar que os portadores de deficiência tem capacidade igual a de qualquer pessoa dita "normal".
    Quanto ao texto, o menino quis mostrar para o dona da loja que independente de qualquer problema todos somos capazes de fazer qualquer coisa, basta que acreditem em nosso potencial.

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  38. O texto retrata a realidade. O menino deu uma lição de vida no vendedor, pois muitas pessoas pensam que ter uma deficiência significa ser incapaz, pelo contrário, o deficiente é capaz de desenvolver diversos artíficios para superar sua limitação, coisa que muitos ditos normais não conseguem fazer. Não podemos excluir uma pessoa do mundo por não ter as mesmas habilidades que os outros e sim, trazer essas pessoas para o nosso convívio, pois tem muito mais a nos oferecer do que temos a dar.
    Eles são um exemplo de vida.

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  39. O texto e muito interessante, mais fico muito triste em saber que a nossa sociedade mesmo no seculo XXI ainda nos mostra como são preconceituosos e mesmo com a inclusão ainda existe profissionais que não estao preparados para essa realidade e tambem não se procupam em preparasse.
    Pois a dificiencia não é um crime e sim uma batalha a ser vencida.Vamos juntos futuros formandos buscar e aperfeicoar nossos conhecimentos para um mundo mais digno.
    Adorei a inisiativa da creche em mostrar aos seus alunos a realidade da vida, Parabéns pela iniciativa.
    Elenilde

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  40. O texto é interessante,pois mostra a fragilidade do ser humano diante da diferença e do desigual ou seja a limitação. Seria um bom exemplo para refletirmos sobre o quanto temos limitações para aceitar deficiência.Acredito que o preconceito deve ser vencido com orientações constantes ,auxiliando na inclusão em todos os sentidos.
    Rogerio Pires da Silva 080180132

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  41. Acho muito importante a inclusão de pessoas com nessecidade especial na sociedade esse texto diz muito sobre essa necessidade de igualdade. A sociedade precisa se conscientizar sobre isso.

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  42. Marcio Eugenio MAT; 080140242
    O referente texto nos mostra a dificuldade do deficiênte fisico de conviver em sociedade diante da discriminação.devemos considerar que apesar de suas limitações, podem perfeitamente de alguma forma através de adaptações, satisfazerem suas necessidades. basta que a sociedade se conscientize e trate o deficiente de maneira respeitoza, para que ocupem seus espaços com dignidade, pois existe a deficiencia, a capacidade não.

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  43. Eldimar Ramos MAT:080140072
    Nós podemos ver através do texto como o vendedor exclui o cachorro e vê que todos vão fazer o mesmo mas, para quem sente na pele a mesma nessecidade sabe que é dificil e ajuda aquele que precisa. todos nós devemos nos sencibilisarmos e se colocar no lugar dessas pessoas que passam por isso, porque elas tem valor e precisa de muito carinho e atenção.

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  44. Beatrix disse:
    O texto relata de forma simplificada que a diferença faz a diferença e mostra o quanto aprendemos com as circunstâncias que aparecem em nosso caminho,sem menos esperar uma criança mostra sabiamente como lidar com a insensibilidade de um adulto e o dá uma lição de vida.
    Beatriz Leite Mat.080140312

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  45. Este texto serve como uma lição de vida para abrir os olhos das pessoas que ainda vêem os portadores de deficiência como pessoas inferiores. Muito pelo contrário, são pessoas muito esforçadas ecom uma determinação de dar inveja.

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