segunda-feira, 25 de junho de 2012

Legados do Rio 2016™ em acessibilidade


Na apresentação, Tânia Braga enumerou alguns dos legados planejados por Rio 2016™: melhoria da infraestrutura de acessibilidade urbana; infraestrutura de acessibilidade nas instalações olímpicas e paralímpicas; desenvolvimento de estruturas esportivas para pessoas com deficiência; indicadores do estudo OGI Rio 2016 relativos à acessibilidade permitindo medição, monitoramento e análise; e, em especial, a mudança de percepção em relação às capacidades das pessoas com deficiência, assim como do aumento da autoestima e das oportunidades para essas pessoas.
“A aplicação das diretrizes de acessibilidade do Comitê Paralímpico Internacional, em consonância com a adoção do que é estabelecido pela legislação brasileira sobre acessibilidade, nos permitirá entregar a estrutura dos Jogos de forma totalmente acessível para todos. É o nosso compromisso tanto para os Jogos Olímpicos quanto para os Jogos Paralímpicos”, afirmou a gerente.
Presente ao seminário, o diretor da divisão de conferências e publicações da Organização das Nações Unidas (ONU), Magnus Olafsson, afirmou que a Rio+20 é um exemplo para os próximos eventos mundiais em termos de acessibilidade. Segundo Olafsson, já é possível falar de um “modelo brasileiro”, que será utilizado nos próximos encontros da ONU e pode servir para os próximos grandes eventos que a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil vão receber nos próximos anos.
“A Rio+20 é muito importante pela experiência para os próximos desafios. Vem sendo um teste de metodologia com excelentes resultados. Aqui, não falamos só do acesso físico, mas do acesso a documentos, a encontros. No passado, muitas pessoas deixaram de participar por conta disso. Esta é a primeira convenção totalmente acessível. Temos audiodescrição, legenda em tempo real, linguagem de sinais, Braille, sinalização, um website acessível, arquitetura e transporte pensados neste sentido, voluntários capacitados e vai além. Acessibilidade é uma questão de direitos humanos. Rio+20 é um exemplo do Brasil para o mundo”, avaliou o diretor.
Data: 26 de junho de 2012.

Um comentário: